Ciclo de palestras sobre compatibilização de projetos.


A arquiteta Ana Padilha iniciou um ciclo de palestras em cursos de Arquitetura voltadas à conscientização dos estudantes da realidade da vida do profissional e do seu dia a dia.

O primeiro encontro partiu de convite da arquiteta Lia Dutra, titular da disciplina de Arquitetura de Interiores da Unicuritiba, que aconteceu na última sexta-feira dia 29 e, em vista do interesse despertado nos estudantes, outros estão sendo agendados.

O bate papo começou tranquilo, mas foi evoluindo à medida em que os alunos foram entendendo a importância da Compatibilização de Projetos no andamento prático de uma obra. Assim foi discutido com os alunos, por exemplo, que um pilar aparente numa sala onde se pretendia acomodar um sofá, ou a impossibilidade de se colocar uma tomada elétrica numa cozinha onde passaria a tubulação hidráulica, ou o remanejamento dos pilares numa garagem de um edifício para otimizar as vagas valorizando o empreendimento, são situações que podem causar grandes transtornos na obra, podendo ser evitados mediante a Compatibilização.

Dessa forma simples e didática, pelas mãos de Ana e Lia, os alunos entraram em contato com alguns dos problemas vividos na prática profissional.

Ana Padilha é arquiteta.